O Que Fazer...

A cidade de Lamego impregnada de história, encerra em si testemunhos vivos do domínio visigótico, das ocupações árabes e cristãs. Nos edifícios Afonsinos, nos solares e casas brasonadas, nas igrejas, mosteiros e capelas, subsiste uma confluência de estilos: românico, gótico, renascentista e barroco.

Mas o esplendor máximo da cidade é, sem dúvida, o majestoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Em Setembro, dia e noite, Lamego vive intensamente a celebração da Romaria à sua padroeira. A cidade fervilha de emoções, acontecimentos culturais e religiosos: procissões, desfiles, folclore e muito, muito fogo-de-artíficio, bombos e bandas de música, que todos os dias levam a festa às ruas da cidade.

Fazer um passeio de comboio entre Régua e Pocinho na linha do Douro, é um passeio único e inesquecível, pois a linha acompanha quase sempre a margem do Douro. O passeio também se pode fazer de automóvel ou de barco. Em qualquer uma das opções é um passeio maravilhoso. O Douro é património mundial e só por isso já é razão suficiente para ser visitado. O cenário é um espectaculo deslumbrante com os vinhedos em socalcos a descerem pelos pelas encostas a pique. Alguns locais emblemáticos, tais como Vila Real, Régua, Pinhão, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa e São João de Tarouca merecem ser visitados.